Header Ads

Jaguar Land Rover pode instalar fábrica no Brasil

A Jaguar Land Rover, filial britânica da Tata Motors Ltd., estuda instalar uma linha de montagem no Brasil como parte de seu plano de se expandir-se para mercados emergentes e vender seus carros a preços mais competitivos.

Anirban Roy/The Wall Street Journal

O utilitário esportivo Defender Concept 100, da Jaguar Land Rover

Ralf Speth, diretor-presidente da montadora de carros de luxo, disse que a Jaguar Land Rover já está procurando terrenos no Brasil e pode escolher entre um de três centros industriais no país. A empresa provavelmente deve começar a operar no país montando carros da Land Rover, disse ele.

"O Brasil e o resto da América do Sul são um mercado muito interessante. Também são um mercado emergente que está crescendo muito rapidamente", disse Speth. "Estamos pensando em criar no Brasil um tipo de fábrica como as da Índia, de rápida instalação."

O executivo disse também que a empresa continua buscando um sócio para criar uma joint venture na China e construir uma linha de montagem, e pode gastar até 100 milhões de libras esterlinas (US$ 154 milhões) nas novas instalações.

As montadoras multinacionais mudaram agressivamente de foco nos últimos anos, investindo em mercados emergentes como Brasil, China, Índia e Rússia para compensar parcialmente a demanda fraca em seus mercados tradicionais, os Estados Unidos e a Europa.

O Brasil impôs recentemente impostos pesados para a importação de carros, o que levou as montadoras a estudar a transferência de suas linhas de montagem para o país.

A Jaguar Land Rover, comprada da Ford Motor Co. pela Tata Motors em 2008 por US$ 2,3 bilhões, abriu ano passado uma fábrica na cidade de Pune, no oeste da Índia, onde monta o utilitário esportivo Land Rover Freelander. Ela também importa e vende os modelos XJ, XK e XF de carro de passeio da Jaguar, e modelos Land Rover como o Discovery, o Range Roger, o Evoque e o Rover Sport.

Speth disse que a empresa enfrenta escassez de capacidade no Reino Unido, pelo menos para produzir dois de seus veículos — o Evoque e o Freelander — e vai buscar opções para aumentá-la no Reino Unido ou fora do país.

As vendas mundiais dos veículos da Jaguar Land Rover subiram 19% de abril a novembro de 2011, para 185.431 unidades. A Jaguar e a Land Rover têm três fábricas no Reino Unido.

A empresa também pretende gastar 355 milhões de libras esterlinas para construir uma fábrica no parque tecnológico i54 South Staffordshire, em West Midlands, na Inglaterra. Ela pretende também desenvolver na fábrica novos motores em conjunto com a matriz, a Tata Motors.

Speth disse que as obras da nova fábrica provavelmente começarão nos próximos meses.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.