Header Ads

Google inclui LG, Samsung e Vizio na lista de parceiros para serviço de TV

A Google Inc., buscando dar nova vida aos seus esforços um tanto débeis no setor de televisão, anunciou que os consumidores terão em breve mais opções de aparelhos de TV que usam o seu software — o que trará também, provavelmente, uma redução nos preços.

A gigante da internet anunciou que convidou a LG Electronics Inc. para entrar no rol de fabricantes de televisores que transmitirão a Google TV. A empresa também deu mais detalhes sobre os planos para os primeiros produtos da Samsung Electronics Co. e da Vizio Inc., duas firmas que já haviam anunciado que adotariam a tecnologia Google.

Algumas empresas parceiras, incluindo a Sony Corp., que já fabrica a Google TV desde 2010, mostrarão seu novos produtos, seja ao público geral ou a grupos restritos, na feira de informática CES (Consumer Electronics Show), na próxima semana, em Las Vegas, anunciou a Google.

A empresa também informou que a Marvell Technology Group Inc. e a MediaTek Inc. começarão a fornecer chips para as TVs Google, na esteira da recente decisão da Intel Corp. de parar de fornecer chips para esses produtos. Espera-se que as novas parceiras para chips ofereçam, entre outras coisas, componentes mais baratos, ajudando a manter os preços baixos para o consumidor, segundo a Google. Espera-se que os produtos baseados nos novos chips cheguem ao mercado no primeiro semestre, segundo a empresa.

Os esforços de lançamento da Google TV, divulgados com muita fanfarra em 2010, incluem o software, que foi anunciado como uma maneira de trazer para a TV uma seleção de conteúdos da internet mais ampla do que a maioria das empresas vem fornecendo. O Google também procurou popularizar o desenvolvimento de aplicativos para seus televisores, seguindo o modelo que vem usando nos telefones inteligentes com seu sistema operacional Android.

Mas os primeiros produtos para a Google TV tiveram dificuldade para ganhar impulso, em meio às críticas que acusam o software de ser muito complicado e a resistência de algumas redes de TV para liberar seu conteúdo para o aparelho.

As novas parcerias da Google ocorrem alguns meses depois que a empresa atualizou seu software para TV, simplificando o design e tentando resolver outros aspectos que receberam críticas.

"Durante 2011, investimos muito tempo basicamente refazendo todo o projeto do produto", disse Mario Queiroz, chefe da Google TV, em entrevista. Com a ajuda de quatro das maiores fabricantes de TVs, acrescentou, "julgamos que temos um bom impulso para imprimir a nossa marca".

A Google informou que espera trabalhar com outros fabricantes de TVs, chips e eletrônicos de consumo, e que vem fazendo mais melhorias desde a atualização do seu software em outubro e acrescentando aplicativos de outras empresas. Mais de 150 aplicativos já foram desenvolvidos especificamente para essa tecnologia, e o ritmo da ativação da Google TV pelos consumidores mais do que dobrou desde essas mudanças recentes, segundo a empresa.

Diversas outras empresas estão tentando criar novas misturas entre televisão e internet. A rival Yahoo Inc., por exemplo, chegou antes ao mercado, com uma plataforma baseada na internet que ela oferece aos fabricantes de televisores. A Yahoo também tem relações com outras empresas, incluindo a Sony e a Vizio.

Enquanto a Google TV normalmente funciona com um controle remoto com teclado, o que facilita inserir texto para procurar conteúdo, a Yahoo prefere controles remotos menores, tradicionais, e um estilo que acredita ser menos orientado para a internet.

"As pessoas não querem transformar a TV em laptop", argumentou Ron Jacoby, diretor encarregado dos esforços da Yahoo para a TV conectada à rede. "Isso já foi tentado muitas vezes."

Queiroz, da Google, disse que espera que os novos produtos que usam o software para a Google TV estejam disponíveis sob a forma de aparelhos de TV completos, aparelhos de DVD Blu-ray e conversores digitais (set-top boxes). Alguns terão novos controles remotos, mais simples de usar, disse Queiroz.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.