Header Ads

Samsung quer evitar guerra de patentes com novo Galaxy

A Samsung Electronics Co. lançou uma versão mais rápida e maior do seu principal smartphone, visando manter seu forte crescimento em celulares avançados e evitar a escalada de uma disputa global por patentes com a Apple Inc. O Galaxy S III, revelado ao público em um evento em Londres na quinta-feira, tem tecnologia de reconhecimento facial e um processador aperfeiçoado, que permite ao usuário assistir vídeos e escrever mensagens ao mesmo tempo.


A Samsung espera que o novo smartphone a ajude a conquistar um pouco da participação de mercado das rivais, antes da esperada nova versão do iPhone da Apple Inc., a sair este ano.

A Samsung, que é sediada em Suwon, na Coreia do Sul, deu um salto impressionante no setor de celulares: seu lucro no primeiro trimestre subiu 82% ante um ano antes, para um recorde de 5,05 trilhões de wons (US$ 4,47 bilhões), sendo três quartos dessa quantia vindos da divisão de telefones.

No entanto, o novo celular chega ao mercado em um momento em que a Samsung tem que enfrentar uma concorrência crescente, não só da Apple como também de fabricantes chineses como a Huawei Technologies Co. e a ZTE Corp., que estão produzindo smartphones e telefones mais baratos, com suas próprias marcas.

Refletindo o ambiente cada vez mais competitivo do setor de smartphones, J.K. Shin, presidente da divisão de dispositivos móveis da Samsung, disse ao The Wall Street Journal que a empresa espera que os resultados do segundo trimestre da sua divisão sejam semelhantes aos do primeiro trimestre.

A Samsung pretende vender mais de 200 milhões de smartphones este ano e conquistar de 23% a 24% do mercado mundial de celulares, estima Shin, contra 21,1% no ano passado. A Samsung não forneceu dados de vendas de seus smartphones, mas alguns analistas estimaram que ela superou a Apple.

A Samsung vendeu 44,5 milhões de smartphones no primeiro trimestre, acima dos 35,1 milhões da Apple, segundo a Strategy Analytics. A Samsung também ultrapassou a Nokia como maior fabricante mundial de celulares.

Ao contrário da Apple, a estratégia da Samsung para o crescimento tem sido vender uma vasta gama de aparelhos telefônicos, para absorver a demanda em todas as faixas de preço. Shin disse que a empresa pretende oferecer mais smartphones abaixo de US$ 150 e lançar em setembro um modelo que usa o sistema operacional da Microsoft Corp.

Ele não quis dar uma previsão de vendas para o novo smartphone Galaxy, nem comentar sobre o preço, dizendo apenas que seria mais caro que o seu antecessor, o Galaxy S II, que é vendido no varejo nos Estados Unidos por cerca de US$ 500 sem um contrato com a operadora AT&T Inc.

O novo celular chegará às lojas no final do mês e primeiro na Europa, incluindo Londres. Ele deve chegar aos EUA em meados do ano. Não está claro quais operadoras vão oferecer o telefone nos EUA, mas o modelo anterior estava disponível para todas as quatro que atuam no país: AT&T, Verizon Wireless, Sprint Nextel Corp. e T-Mobile.

Shin disse que o telefone inclui modificações de software e de design que não estarão sujeitos a processos de patentes. "Recursos que foram identificados em processos legais anteriores não figuram neste novo modelo. Criamos e inventamos muitas tecnologias", disse ele.

A Apple e a Samsung estão envolvidas em uma disputa global por patentes de design e tecnologia de dispositivos móveis. Um tribunal dos EUA ordenou que os principais executivos das duas empresas conversem em 21 e 22 de maio para chegar a um acordo, o que poderia se tornar um precedente para outros processos no mundo todo.

Shin disse que a Samsung vai continuar a se defendendo nos processos por patentes, mas reconheceu que uma solução negociada seria preferível. "É claro que, fundamentalmente, um acordo seria melhor", disse ele.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.